Hoje começa a 68ª edição do Festival de Berlim, conhecido como Berlinale. Em 2008, o brasileiro Tropa de Elite, de José Padilha, foi premiado com o Urso de Ouro, prêmio para o melhor filme, e foi um marco no cinema nacional, enquanto conteúdo e qualidade cinematográfica.

Com foco na ação do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) do Rio de Janeiro, no enfrentamento com criminosos do tráfico de drogas, o filme vazou na internet antes da estreia (estima-se que mais de 11 milhões de pessoas assistiram à versão pirata) e teve forte repercussão na mídia. Violento, mostra o poder das milícias criminosas, na mesma medida que deixa explícitos os meandros podres da polícia brasileira. Enquanto este primeiro Tropa de Elite se passa nas ruas do Rio, Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora é Outro vai pra Brasília, pro crime de colarinho branco, pra corrupção da política. Só muda de endereço, mas o fato é que os Tropas se completam.

Com Wagner Moura no papel do protagonista Capitão Nascimento, são imperdíveis, complementam o que temos acompanhado na política brasileira nos últimos anos e você pode alugar os dois aqui no Looke.

 

Escrito por