Judi Dench é rainha mais uma vez em Victoria & Abdul – O Confidente da Rainha. Aqui, traz pra bem perto a sensação da realeza humana, com seu ônus e bônus, e conta uma passagem dos últimos anos da sua vida, quando a dureza de ser rainha por mais de seis décadas pesava tanto que só algo extraordinário poderia suavizar.

Extraordinário e improvável, o quanto pode ser a amizade e admiração entre a rainha, dona do Império Britânico por 64 anos (agora a rainha Elizabeth II a ultrapassou, com 65 anos de reinado) e um súdito indiano em 1887. Claro que há licenças poéticas na narrativa, que é baseada nos relatos deixados pelo próprio Abdul, encontrado depois de anos e transformado em livro.

O outro filme em que Judi Dench é a rainha Victoria é de 1997, Sua Majestade, Mrs. Brown. Filmes de época são uma oportunidade de navegação por outros tempos, embora as questões ainda sejam tão presentes quanto antes. Bom equilíbrio entre sensibilidade, humor e fatos históricos, o que faz dessa leitura do britânico Stephen Frear uma produção deliciosa de assistir. É dele também Philomena, também com a atriz Judi Dench, que pode ser vista em outros filmes disponíveis pra alugar aqui no Looke: O Exótico Hotel MarigoldO Exótico Hotel Marigold 2Chegadas e PartidasJ.Edgar, Amor e Tulipas.

Escrito por