“Human Flow – Não Existe Lar Se Não Há Para Onde Ir” é um premiado documentário que aborda uma das questões mais importantes da atualidade: a crise dos refugiados.

Ao longo de um ano, o renomado diretor chinês Ai Weiwei acompanhou refugiados em 23 países, incluindo França, Grécia, Alemanha, Iraque, Afeganistão, México, Turquia, Bangladesh e Quênia. Ele retrata as causas que levam mais de 65 milhões de pessoas de todo o mundo a abandonarem seus países de origem: desde a guerra até a fome, passando por miséria, mudanças climáticas e perseguição política.

Weiwei utiliza de enquadramentos diferenciados e tomadas aéreas para criar imagens belíssimas, porém impactantes. E é através dessas imagens que ele nos mostra a dura realidade daqueles que querem apenas um local em que possam se sentir seguros, um local para chamar de lar. Ao mesmo tempo, ele reflete sobre as dificuldades encontradas na busca por uma vida melhor e sobre a impressionante escala desse problema global.

É visível também a veia ativista do diretor ao longo da narrativa, que traz uma densidade necessária para um documentário sobre um tema tão relevante para a sociedade atual.

O filme foi indicado a diversos prêmios internacionais, incluindo às categorias de melhor documentário no Festival de Adelaide e de melhor produção no Cinema Eye Honors Awards.

Clique na capa do filme para assistir!

Escrito por