Para comemorar o Dia das Crianças, nessa semana indicamos uma animação premiada, ótima tanto para o público infantil quanto para adultos. “O Menino e o Mundo” é uma produção que surpreende, uma obra criativa que nos dá a sensação de renovação do audiovisual.

O filme é uma animação brasileira de 2013, escrita e dirigida por Alê Abreu. Já foi vendido para mais de 80 países, além de ter sido um dos cinco indicados ao Oscar de melhor filme de animação na edição de 2016 da premiação (perdeu para nada menos que “Divertida Mente”).

Na história seguimos Cuca, um menino que vive em um mundo distante, numa pequena aldeia no interior de seu mítico país. Diante da falta de trabalho, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai desbravar o novo mundo em que seu pai mora. Durante sua jornada, Cuca descobre uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.

A história funciona bem para crianças, devido a seus traços deslumbrantes e explosão de cores, numa mistura de pintura e colagem. Os pequenos também podem se identificar com o personagem de Cuca. Ao mesmo tempo, também serve para adultos, já que em nossa visão sentimos como essa obra passa uma mensagem muito mais profunda, e acaba tendo tons tristes e amargos por trás do colorido da superfície.

Qualquer que seja a sua idade, o que importa é que vale muito a pena embarcar nessa viagem. Clique na capa de “O Menino e o Mundo” e assista!

 

 

Escrito por