Aproveitando o Feriado da Proclamação da República neste 15 de novembro, indicamos dois belíssimos filmes brasileiros que você pode assistir no Looke: o suspense/terror “Terra e Luz” e o documentário “Travessia Brasil Haiti”. O mais legal de tudo é que ambas as produções surgiram a partir de projetos sociais!

 

  • Terra e Luz (Suspense, Terror) – Em um futuro próximo, o ser humano foi praticamente dizimado por criaturas que se assemelham a vampiros. Neste mundo em que a noite é mortal, um homem tenta sobreviver a qualquer custo, ao mesmo tempo em que tem a chance de recuperar sua própria humanidade.

 

Um filme cuja própria realização já foi um feito, pois foi gravado só com uma câmera e apenas durante o dia, aproveitando a luz natural do cerrado goiano. Feito sem nenhum financiamento e ainda por cima por um diretor estreante, teve custo de cerca de apenas 6 mil reais. Ganhou o prêmio de melhor filme no maior festival de cinema fantástico da Americana Latina, o Fantaspoa. Além disso, foi realizado com o trabalho voluntário de alunos e professores do curso de Cinema do Instituto Federal de Goiás, que fica na pequena Cidade de Goiás, com apenas 23 mil habitantes e que não conta com sala de cinema comercial.

 

  • Travessia Brasil Haiti (Documentário) – Os caminhos abertos por imigrantes europeus e seus descendentes recebem um grande fluxo de imigrantes oriundos da América Central no interior do Brasil. No Haiti, o encontro com o novo revela a cultura caribenha, histórias e a motivação para a mudança.

 

O filme documenta parte do movimento de migração de comunidades haitianas para a cidade de Pato Branco, no Brasil. A ideia partiu de um projeto social que ajuda os imigrantes a se estabelecerem tanto financeiramente quanto culturalmente, e a produção gerou renda para os haitianos.

Escrito por