O 9º filme de Quentin Tarantino (que promete parar no 10º), Era Uma Vez em… Hollywood, chegou ao Looke trazendo uma coleção de curiosidades e referências, sejam estas históricas à Hollywood dos anos 60 ou à própria filmografia do diretor. Com elenco estrelado e atingindo sucesso de público e crítica, o longa já é um dos favoritos à temporada de premiações de 2020 do cinema mundial. Mas antes de conferir as curiosidades, claro, assista logo a esse filmaço!

 

Assim como Bastardos Inglórios,  Era Uma Vez em… Hollywood brinca com o passado, usando elementos históricos verdadeiros misturados a uma história nova (quase real!), que acaba distorcendo a realidade e mudando os fatos como os conhecemos. Por isso, veja o que há de verdadeiro por trás deste roteiro tarantinesco:

 

  • Na década de 60, em Los Angeles, Charles Manson liderava uma seita que ficou conhecida como “Família Manson”, com mais de 30 membros ativos. Eles foram responsáveis por uma série de crimes na cidade, sendo o mais famoso o assassinato de Sharon Tate em 1969, quando quatro membros, sob as ordens de Manson, assassinaram a atriz (que estava grávida) e mais três amigos na casa da rua Cielo Drive.

 

  • O Rancho Spahn, um antigo set de filmes de Western nos arredores de Los Angeles, virou casa da Família Manson. Em troca de auxílio e relações sexuais com as mulheres da família, o proprietário, George Spahn, permitiu que o grupo se estabelecesse no local.

 

  • Margot Robbie interpreta Sharon Tate, atriz e esposa do diretor Roman Polanski que foi assassinada pela família Manson em 1969. Nos anos 60, ela estava em grande ascensão na sua carreira cinematográfica.

 

Agora vamos às referências a outros filmes do próprio Tarantino:

 

  • Em uma das cenas de diferentes filmes protagonizados por Rick Dalton (Leonardo DiCaprio), o ator usa um lança-chamas para queimar uma reunião de nazistas, relembrando o fim de Bastardos Inglórios.

 

  • Em sua participação especial, Kurt Russell interpreta Randy, responsável por dublês em um dos filmes de Rick Dalton, uma referência a À Prova de Morte, filme em que o ator interpreta o Dublê Mike. Além disso, Randy é casado com Janet, interpretada por Zoë Bell, que também atuou em À Prova de Morte.

 

  • O carro de Cliff Booth, personagem de Brad Pitt, é um Karmann Ghia azul, o mesmo dirigido por Beatrix Kiddo (Uma Thurman) em Kill Bill.

 

  • Um dos filmes que Rick Dalton faz na Itália é dirigido por Antonio Margheriti, mesmo nome utilizado pelos bastardos para seu disfarce em Bastardos Inglórios.

 

  • Durante os créditos há uma cena do personagem de Rick Dalton gravando um comercial de Red Apple, marca de cigarros fictícia que aparece em vários filmes do Tarantino, de Pulp Fiction a Kill Bill.

Escrito por