Com a expansão do coronavírus, houve também um aumento de interesse do público por filmes que falam sobre epidemias. Muitas histórias sobre vírus e pandemias já foram retratadas no Cinema, mas a produção que mais se aproxima da realidade atual é Contágio, de 2011, que justamente por isso passou a ser um dos filmes mais procurados da internet nas últimas semanas, e que você pode assistir aqui no Looke. Muitos dizem até que a obra “previu” a realidade com quase uma década de antecedência. Será mesmo?

 

A verdade é que o roteiro foi feito com a ajuda de especialistas da infectologia, o que o tornou extremamente preciso e fiel aos acontecimentos da vida real. Felizmente a situação em que vivemos agora não é tão catastrófica quanto a do filme, mas ele nos ajuda a entender a gravidade, os riscos, as consequências e até as possíveis soluções para este problema.

 

A história de Contágio segue o rápido progresso de um vírus letal, transmissível pelo ar, que mata em poucos dias. Como a epidemia se espalha rapidamente, a comunidade médica mundial inicia uma corrida para encontrar a cura e controlar o pânico, que acaba se espalhando mais rápido do que o próprio vírus. Ao mesmo tempo, pessoas comuns lutam para sobreviver em uma sociedade que está desmoronando. Com direção do renomado Steven Soderbergh, o filme conta ainda com elenco estrelado: Matt Damon, Kate Winslet, Jude Law, Marion Cottilard, Laurence Fishburne e Kate Winslet.

 

Mas Contágio, é apenas um de uma lista de filmes incríveis disponíveis no Looke que falam sobre epidemias. Confira os outros:

 

  • Os 12 Macacos – No ano de 2035, James Cole (Bruce Willis) aceita a missão de voltar ao passado para tentar decifrar um mistério envolvendo um vírus mortal que atacou grande parte da população mundial. Tomado como louco, no passado, ele tenta provar a sua sanidade para a médica Kathryn Railly (Madeleine Stowe), sua única esperança de mudar o futuro. Do diretor Terry Gilliam, com Brad Pitt.

 

  • Filhos da Esperança – 2027. Não se sabe o motivo, mas as mulheres não conseguem mais engravidar. O mais novo ser humano morreu aos 18 anos e a humanidade discute seriamente a possibilidade de extinção. Theodore Faron (Clive Owen) é um ex-ativista desiludido que se tornou um burocrata e que vive em uma Londres arrasada pela violência e pelas seitas nacionalistas em guerra. Procurado por sua ex-esposa Julian (Julianne Moore) , ele é apresentado a uma jovem que misteriosamente está grávida. Eles passam a protegê-la a qualquer custo, por acreditar que a criança por vir seja a salvação da humanidade. Do diretor Alfonso Cuarón.

 

  • Eu Sou a Lenda – Um terrível vírus incurável criado pelo homem dizimou a população de Nova York. Robert Neville (Will Smith) é um cientista brilhante que sem saber como, tornou-se imune ao vírus. Há 3 anos ele percorre a cidade enviando mensagens de rádio na esperança de encontrar algum sobrevivente. Robert é sempre acompanhado por vítimas mutantes do vírus que aguardam o momento certo para atacá-lo. Paralelamente, ele realiza testes com seu próprio sangue buscando encontrar um meio de reverter os efeitos do vírus. Com Alice Braga.

 

  • [REC] – Uma repórter de televisão e um cinegrafista seguem uma equipe do corpo de bombeiros em um prédio escuro e são rapidamente trancados lá dentro com algo aterrorizante. Filme grátis para assinantes do Vídeo Club.

 

Escrito por