Você já pode assistir no Looke ao documentário “Com Amor, Van Gogh – O Sonho Impossível”. O filme, que estreia pelo selo da Elite Filmes, explora os dez anos de luta e desafios para criar a aclamada animação indicada ao Oscar “Com Amor, Van Gogh”. E o melhor, o filme original também está disponível na plataforma. O documentário mostra em detalhes a difícil jornada de dois cineastas para atingir um sonho impossível: criar “Com Amor, Van Gogh”, o primeiro longa-metragem de animação da história do Cinema feito completamente com pinturas, e que foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro de Melhor Animação em 2018.

 

Realizado a partir de incríveis 65 mil pinturas a óleo sobre tela por uma equipe de 115 pintores, que usaram a mesma técnica do famoso pintor holandês, “Com Amor, Van Gogh” foi lançado em 2017, após mais de uma década em produção. Foi um dos cinco finalistas da categoria de melhor animação nas premiações do Oscar e Globo de Ouro em 2018, sendo desbancado apenas pelo filme “Viva: A Vida é uma Festa”. “Com Amor, Van Gogh” teve a atuação da estrela Saoirse Ronan, além Douglas Booth, Eleanor Tomlinson, Chris O’Dowd e grande elenco.

 

Conhecendo a história de vida de Van Gogh, vemos que o documentário traz em sua essência um desejo muito similar ao que pensamos que o próprio pintor devia sentir, de fazer a arte acontecer. Um filme pintado era algo novo, nunca antes feito e dificílimo, porém tantas pessoas se apaixonaram pela ideia que fizeram de tudo para que “Com Amor, Van Gogh” chegasse às telas. Acompanhamos principalmente a trajetória de Dorota Kobiela, idealizadora do projeto, roteirista e diretora, que nos conta todo o processo desde o momento em que o filme pintado era a gênese de uma ideia, e quando a história de Van Gogh seria contada em um curta metragem de apenas sete minutos. A segunda figura mais importante para esta realização foi Hugh Welchman, que se juntou a Dorota na produção e acabou por co-dirigir o filme.

 

Escrito por