Nesta última quarta-feira, 19 de agosto, foi celebrado o Dia Mundial da Fotografia. Para homenagear esta linda profissão, selecionamos no Looke uma lista com sete títulos, entre filmes, documentários, reality show e até conteúdos grátis. São obras que todo fotógrafo precisa assistir ao longo de sua carreira, seja para conhecer o trabalho de grandes diretores de fotografia, se inspirar para projetos futuros ou até mesmo apenas para aproveitar um merecido dia de folga. Confira:

 

  • O Sal da Terra (Documentário, Biografia) – O filme conta um pouco da longa trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, um dos maiores profissionais da história do ramo, e apresenta seu ambicioso projeto – Gênesis, expedição que tem como objetivo registrar, a partir de imagens, civilizações e regiões do planeta até então inexploradas.

 

  • Repórteres de Guerra (Biografia, Drama) – Esta é a história real de um grupo de jovens repórteres de guerra unidos pela amizade e pelo propósito de contar a verdade. Eles arriscam suas vidas para contar ao mundo toda a violência e brutalidade nas primeiras eleições livres na África do Sul após o fim do regime de Apartheid. Este período intenso da política mundial tornou-se o maior de seus trabalhos, mas o preço que pagaram foi muito alto.

 

  • A Fotografia (Drama, Romance) – Mae (Issa Rae) acaba de enfrentar a inesperada morte de sua mãe, uma famosa fotógrafa que sempre colocou sua profissão acima dos relacionamentos. Vasculhando os pertences deixados pela mãe, Mae encontra algumas fotos antigas e descobre que ela mantinha uma relação secreta com um rapaz estranho. Enquanto tenta desvendar a identidade do homem da foto, Mae se apaixona por Michael (Lakeith Stanfield), o jornalista responsável por cobrir a morte de sua mãe.

 

  • Snap – A fotografia de Haruo Kaneko (Documentário) – SNAP é um documentário sobre o processo criativo do fotógrafo brasileiro Haruo Kaneko. Bastidores, técnicas, entrevistas com profissionais do mundo da imagem revelam como é a vida, a obra e a arte de um dos fotógrafos mais controversos e comentados da atualidade.

 

  • A Câmera de Claire (Drama, Comédia) – Numa viagem de trabalho ao Festival de Cannes, Jeon Manhee é demitida por sua chefe, que não revela o real motivo da demissão. Ao mesmo tempo, Claire (Isabelle Huppert), uma professora que sonha em trabalhar como poeta, sai pelas ruas tirando fotos em sua câmera Polaroid. Essas duas mulheres se conhecem e tornam-se amigas. Por acaso, as imagens de Claire ajudam Jeon a compreender melhor o momento pelo qual está passando. Grátis para assinantes do Vídeo Club.

 

  • Profissão Fotógrafo (Documentário) – Profissão Fotógrafo é um documentário que mostra o ser humano por trás da câmera fotográfica, falando de suas paixões, alegrias e desilusões com a arte fotográfica, além de revelar as surpreendentes experiências pelas quais esses renomados fotógrafos passaram, do amor, paixão, religiosidade, política, drogas, desilusões e família, à sua comunhão com o ato de fotografar. Grátis para assinantes do Vídeo Club.

 

  • Arte na Fotografia (Série) – Um reality show do Arte 1 Play com 24 episódios em que seis fotógrafos amadores em busca de uma linguagem autoral. Conteúdo grátis.

 

Escrito por