Mesmo longe dos holofotes, Brian Cox é um dos maiores atores de sua geração. O escocês chega aos 74 anos com uma carreira invejável e dezenas de grandes papéis. Neste ano de 2020, ele foi vencedor do prêmio Globo de Ouro na categoria Melhor Ator em Série de TV – Drama. Já no Emmy, maior cerimônia internacional da televisão, ele foi indicado três vezes, vencendo em 2001 o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie ou Telefilme.

 

Aproveitando a estreia de seu filme mais recente, o recém-saído dos cinemas Antes de Partir, indicamos no Looke 17 filmes estrelados por Brian Cox, confira os destaques:

 

  • Antes de Partir (Drama) – Rory MacNeil (Brian Cox) é um escocês ranzinza que não dá a mínima para a opinião dos outros. Um dia ele descobre que tem poucos meses de vida, e sua possível salvação está em São Francisco. Contrariado, ele abandona a ilha onde sempre viveu e vai se hospedar na casa do filho, que não vê há anos e com quem tem uma relação conturbada. Mas um golpe do destino dá a Rory uma nova chance, não só com seu filho e seu neto, mas também com seu próprio coração.

 

  • Zodíaco (Suspense, Policial) – 1º de agosto de 1969. Três cartas diferentes chegam aos jornais San Francisco Chronicle, San Francisco Examiner e Vallejo Times-Herald, enviadas pelo mesmo remetente. A carta enviada ao Chronicle trazia a confissão de um assassino e as três juntas formavam um código que supostamente revelaria a identidade do criminoso. O assassino exigia que as cartas fossem publicadas, caso contrário mais pessoas morreriam. Um casal de Salinas consegue decodificar a mensagem, mas é Robert Graysmith, um tímido cartunista, quem descobre sua intenção oculta: uma referência ao filme Zaroff, o Caçador de Vidas. Estrelando: Brian Cox, Chloë Sevigny, Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo e Robert Downey Jr. Direção de David Fincher.

 

  • Planeta dos Macacos – A Origem (Ação, Aventura, Ficção Científica) – Um cientista trabalha em um medicamento para ajudar na reparação do cérebro e começa a fazer testes num jovem chimpanzé chamado César. Quando o chimpanzé desenvolve inteligência e emoções semelhantes às dos humanos, ele lidera uma revolta dos macacos.

 

  • Tróia (Ação, Drama) – Na Grécia antiga, Paris é um príncipe que provoca uma guerra da Messência contra Troia, ao afastar Helena de seu marido, Menelaus. Tem início então uma sangrenta batalha, que dura por mais de uma década. A esperança do rei de Troia, Priam, em vencer a guerra está nas mãos de Aquiles, o maior herói da Grécia, e seu filho Hector. Estrelando: Brad Pitt, Brian Cox, Diane Kruger, Orlando Bloom, Eric Bana e Julian Glover.

 

  • Hitler em Cores (Clássico, Biografia, Documentários) – Documentário usando apenas cartas e filmagens originais coloridas dos 12 anos da ascensão de Adolf Hitler ao poder com a queda de Berlim em 1945. Complementada com material testemunhal, acompanha a dramática transformação da Alemanha em um estado nazista, um olhar na relação de Hitler com sua amante Eva Braun além de mostrar eventos centrais, incluindo comícios nazistas, a invasão da Polónia, o encontro de Hitler com Lloyd George, os horrores do campo de concentração de Buchenwald, Gueto Judeu de Varsóvia, a Batalha da Grã-Bretanha e a queda de Berlim. Disponível de graça para assinantes do Vídeo Club.

 

Escrito por