Nesta sexta-feira, 20 de novembro, é celebrado no Brasil o Dia Nacional da Consciência Negra, ocasião dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na nossa sociedade. A data relembra a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil, que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. Há anos, o mês de novembro vem se tornando referência para atividades que afirmam a negritude, e para somar a nossa voz a essas atividades, separamos no Looke sete filmes incríveis que ajudam a entender a luta celebrada nesse dia tão importante, confira:

 

  • Se a Rua Beale Falasse (Drama, Romance) – Baseado no célebre romance de James Baldwin, o filme acompanha Tish, uma grávida do Harlem, que luta para livrar seu marido de uma acusação criminal injusta e de subtextos racistas a tempo de tê-lo em casa para o nascimento de seu bebê. Estrelando Regina King e dirigido por Barry Jenkins. Indicado a três Oscars em 2019, venceu na categoria Melhor Atriz Coadjuvante, com Regina King.

 

  • Infiltrado na Klan (Biografia, Policial) – Em 1978, Ron Stallworth (John David Washington), um policial negro do Colorado, conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunicava com os outros membros do grupo através de telefonemas e cartas, quando precisava estar fisicamente presente enviava em seu lugar Flip Zimmerman (Adam Driver), um policial branco. Depois de meses de investigação, Ron se tornou o líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas. Dirigido por Spike Lee. Indicado a seis Oscars em 2019, incluindo ao prêmio de Melhor Filme, venceu na categoria Melhor Roteiro Adaptado. Leia aqui a nossa crítica do filme!

 

  • Clementina (Documentário, Biografia, Musical) – O documentário faz uma viagem através das músicas e da história de Clementina de Jesus. Os sambas mais poéticos, o batuque cheio de balanço, os cantos religiosos que revelam uma comunicação forte com o mundo sagrado, vão nos levando para o profundo mundo de Quelé. Marcada na história da MPB pela sua voz excepcional e repertório de música afro brasileira, essa neta de escravos trouxe com o seu canto a alegria, a potência e o drama da condição do negro no Brasil. Considerada por muitos o elo perdido entre a Cultura Brasileira e as raízes Africanas. Disponível sem custo para assinantes do Vídeo Club.

 

  • Faça a Coisa Certa (Comédia, Drama) – Sal, um ítalo-americano, é dono de uma pizzaria em Bedford-Stuyvesant, Brooklyn. Com predominância de negros e latinos, é uma das áreas mais pobres de Nova York. Ele é um cara boa praça, que comanda a pizzaria juntamente com Vito e Pino, seus filhos, além de ser ajudado por Mookie. Sal decora seu estabelecimento com fotografias de ídolos ítalo-americanos dos esportes e do cinema, o que desagrada sua freguesia. Dirigido por Spike Lee.

 

  • Fruitvale Station – A Última Parada (Drama, Biografia, Romance) – Estados Unidos, 2008. Oscar Grant (Michael B. Jordan) tem 22 anos e acaba de ser demitido do emprego por chegar constantemente atrasado. Ele esconde esta notícia de Sophina, a mãe de sua filha, por achar que pode recuperar o emprego após conversar com seu chefe. Bastante ligado à mãe, Oscar enfrenta problemas quando resolve ir com Sophina ver as festividades de ano novo em San Francisco. Com Octavia Spencer, dirido por Ryan Coogler.

 

  • Nina (Biografia, Drama, Musical) – A história da lenda do jazz e pianista clássica Nina Simone (Zoe Saldana), incluindo sua ascensão ao estrelato e o relacionamento com o empresário Clifton Henderson (David Oyelowo).

 

  • Negra (Drama, Curta-Metragem) – O poema “Me Gritaron Negra!”, de Victoria Santa Cruz, recriado nos dias atuais. Uma mulher trans revisita seu passado e as lembranças do seu primeiro contato com o racismo. Curta disponível sem custo para assinantes do Vídeo Club.

 

Escrito por