Nesta quarta-feira, 7 de abril, é comemorado no Brasil o Dia do Jornalista. A profissão, além de ser a responsável por fazer a cobertura do cinema, também inspira ótimas histórias e grandes produções que giram em torno do jornalismo como tema principal. Dos bastidores de grandes reportagens investigativas a jornalistas de guerra, passando até por profissionais com problemas pessoais, estes filmes mostram como a profissão é fundamental para nossa sociedade. Para celebrar a data, montamos uma lista de 5 filmes que falam sobre jornalismo e estão disponíveis no catálogo do Looke. E como curiosidade, temos dois títulos sobre esse mesmo tema estrelados pela dupla Tom Hanks e Matthew Rhys! Confira:

 

  • Um Lindo Dia na Vizinhança (Biografia, Drama): Fred Rogers (Tom Hanks) foi o criador do Mister Rogers’ Neighborhood, um programa infantil de TV muito popular na década de 1960, nos Estados Unidos. Em 1998, Tom Junod (Matthew Rhys), até então um cínico jornalista investigativo, aceitou escrever o perfil de Rogers para a revista Esquire. Durante as entrevistas para a materia, Junod mudou não só sua visão em relação ao seu entrevistado como também sua visão de mundo, iniciando uma inspiradora amizade com o apresentador. Indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Tom Hanks) em 2020.

 

  • The Post – A Guerra Secreta (Drama, Suspense): Ben Bradlee (Tom Hanks) e Kat Graham (Meryl Streep), editores do The Washington Post, recebem um enorme estudo detalhado sobre o controverso papel dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã e enfrentam de tudo para publicar os bombásticos documentos. Com Bob Odenkirk, Matthew Rhys e Sarah PaulsonDirigido por Steven Spielberg. Indicado ao Oscar de 2018 nas categorias Melhor Filme e Melhor Atriz (Meryl Streep).

 

  • A Chave de Sarah (Drama): Em 1942, durante a ocupação alemã na França, na 2ª Guerra Mundial, Sarah é uma jovem judia que vive em Paris com os pais e o irmão caçula Michel. Eles são expulsos do seu apartamento por soldados nazistas, que os levam até um campo de concentração. Na intenção de salvar Michel, Sarah o tranca dentro de um armário escondido na parede de seu quarto. Ela tenta a todo custo retornar para casa, no intuito de salvá-lo. Décadas depois, a jornalista Julia Jarmond é encarregada de preparar uma reportagem sobre esse período. Ela encontra um elo entre sua família e a história de Sarah.

 

  • Diário de um Jornalista Bêbado (Comédia, Drama): O jornalista Paul (Johnny Depp) se muda para Porto Rico e se apaixona pela ilha. Quando é recrutado para escrever a favor de um empresário corrupto, Paul deve decidir entre compactuar com ele ou expor a verdade. Estrelando: Aaron Eckhart, Amber Heard, Giovanni Ribisi e Richard Jenkins.

 

  • Amor aos Pedaços (Comédia, Romance): Kate Welles é uma jornalista que está frustrada com as matérias fúteis as quais seu editor sempre lhe pede. Mas ela novamente se motiva quando tem a chance de preparar uma matéria sobre as diferenças entre amor e sexo nos dias atuais. Para ajudar em seu trabalho, Kate passa a relembrar os relacionamentos amorosos de sua vida, desde o momento em que perdeu a virgindade até seu mais recente ex-namorado, que dispensou-a três anos atrás e agora faz de tudo para que os dois retomem o antigo namoro. Grátis para assinantes do Vídeo Club.

 

Escrito por