Com inspiração na estreia do filme Meu Pai, premiado no Oscar e protagonizado pelos astros Anthony Hopkins e Olivia Colman, o Looke indica uma lista com cinco títulos emocionantes que trazem uma temática delicada, mas muito importante de ser contada no cinema: o Alzheimer e os problemas da perda de memória. Sucesso de crítica, o longa foi vencedor de dois prêmios no Oscar de 2021, nas categorias Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator (Anthony Hopkins). Além disso, ainda foi indicado em outras quatro categorias na premiação da Academia: Melhor Filme, Melhor Montagem, Melhor Atriz Coadjuvante (Olivia Colman) e Melhor Design de Produção. Confira a nossa lista e se emocione:

 

  • Meu Pai (Drama) – Anthony (Anthony Hopkins) tem 81 anos de idade. Ele mora sozinho em seu apartamento em Londres, e recusa todos os cuidadores que sua filha, Anne (Olivia Colman), tenta impor a ele. Mas isso se torna uma necessidade maior quando ela resolve se mudar para Paris com um homem que conheceu há pouco, e não poderá estar com pai todo dia. Fatos estanhos começam a acontecer: um desconhecido diz que este é o seu apartamento. Anne se contradiz, e nada mais faz sentido na cabeça de Anthony. Estaria ele enlouquecendo, ou seria um plano de sua filha para o tirar de casa?

 

  • Lembranças Perdidas (Drama) – Enquanto um filho luta contra a doença de Alzheimer de seu pai, uma bela e misteriosa cuidadora cura as feridas da família antes que o passado a alcance.

 

  • A Viagem de Meu Pai (Comédia, Drama) – Primeira adaptação para o cinema da mesma peça que deu origem à versão americana ‘Meu Pai’. Aos 80 anos, Claude Lherminier (Jean Rochefort) já não é mais o grande industrial de antigamente. Aposentado, ele sofre com a perda de memória, e não consegue viver sem a ajuda de enfermeiras. Mesmo assim, insiste em morar sozinho, afugentando todos que tentam ajudá-lo. A filha Carole não quer colocá-lo num asilo, mas se preocupa com as manias e obsessões do pai. Em especial, Claude não para de falar na visita da outra filha, Alice, que não vem vê-lo há quase dez anos.

 

  • Uma Nova Vida (Drama, Fé e Espiritualidade) – Um drama inspirado na história de Mattiesko Wuopio, um homem que passou vinte e dois anos na prisão por um crime que não cometeu. Após a apreensão do verdadeiro criminoso, Mattiesko é liberado. Ele busca a cura do seu pai doente, que está com a doença de Alzheimer, juntamente com um menino simpático e um cão. A história revela que os milagres nunca estão longe, especialmente quando um é necessário.

 

  • Felizes Novamente (Drama, Romance) – A veterana atriz Lainey Allen enfrenta dificuldades em sua consagrada carreira. Ela decide não renovar seu contrato e, junto a sua assessora e parceira, Eva, muda-se para uma casa de praia com vista para o oceano. Com a mudança, Eva nota uma leve depressão em Lainey e cada vez mais recorrentes episódios de esquecimentos. Com o diagnóstico de Alzheimer de início precoce, Lainey e Eva viverão as mudanças do relacionamento e terão de aprender juntas a lidar com a perspectiva de um futuro de dependência de uma mulher indomável.

 

 

Escrito por